domingo, 4 de julho de 2010

Crítica ao livro "Bolsa: a chave do sucesso"

Jornal Público de 17 de Abril de 2009

Fórmula Nacional

Um dos bons sintomas da vitalidade actual do mercado editorial português é a velocidade com que se expandiu para novos temas de hipotético interesse para o leitor.

Uma das apostas que mais rendimento tem proporcionado é a da área do conhecimento dos investimentos financeiros, especialmente os relacionados com a Bolsa de Valores, levando alguns dos autores a ganharem um estatuto de reconhecimento que se traduziu em recordes de venda e notoriedade mediática.

Tal conjuntura prova várias coisas, entre elas que os portugueses são muito menos conservadores do que se pensa na gestão dos seus activos, precisando apenas de algum aconselhamento privado, e que o "expertise" nacional da área é, por vezes, tão fino como o internacional. O livro de Flávio Capuleto agora publicado tem muitos pontos de contacto com os dos seus pares nacionais, especialmente porque parte da experiência pessoal do autor, mas tem igualmente várias características que o individualizam.

A primeira é que Capuleto imprime ao seu texto um carácter emocional, quase místico, procurando defender que investir em bolsa é uma actividade que está submetida a regras pessoais e colectivas que exigem a compreensão de leis abstractas, embora, claro, se exija uma boa dose de racionalidade. A segunda é que o autor se baseia na sua experiência individual como investidor e conselheiro infwormal de investimento. Aliás, os diálogos entre os investidores são alguns dos grandes momentos deste livro. Uma terceira é que procura fazer uma boa história das tendências bolsistas mundiais das últimas décadas, principalmente dos "crashs" e outras tragédias de enorme magnitude. Uma quarta é que apesar de não recusar a emoção, Capuleto é um investidor sólido, aconselhando os seus leitores a um caminho de investimento ponderado, sustentado e a longo prazo, e não à especulação imediata e repetida.

Finalmente, o autor é um defensor radical da busca e posse do conhecimento especializado por parte do pequeno investidor privado, numa espécie de combate contra os grandes investidores colectivos, sendo esta, aliás, a principal razão que o levou a partilhar a informação e os "fundamentais" adquiridos ao longo de décadas. Assim, este manual acessível começa com uma condensação dos princípios fundamentais para a "fórmula chave do sucesso", a mensagem principal do livro: evitar o medo e a ganância, e saber reconhecer de imediato "o momento", isto é a altura certa para comprar ou vender acções. É este o principal "segredo", alerta o autor.

Os capítulos seguintes são dedicados à mecânica da bolsa, especialmente ao facto de que é quando as cotações são baixas, que devem ser feitas as aquisições. O texto trata depois de vários aspectos instrumentais, como a aquisição de informação e a importância da inteligência emocional do investidor, para voltar, nos capítulos finais, à construção de uma estratégia segura mas ambiciosa de obter rendimentos, mas também de minimizar as perdas. Desta forma, manual sustenta do princípio ao fim a sua grande utilidade.

Isabel Marques da Silva e José Vegar

Sem comentários:

Enviar um comentário